Como guardar bitcoin – carteiras de bitcoin – parte 1

Como guardar bitcoin e quais os tipos de carteiras de bitcoin.

Costumo utilizar tanto carteiras web, desktop e de papel. Algumas destas carteiras de desktop tem também versões mobile. Cada tipo de carteira tem vantagens e desvantagens.

Na parte 1, explico as carteiras de harware e de desktop.

Por que é preciso guardar bitcoin em carteiras?

O processo usual de compra, feito pela maioria das pessoas, é comprar o bitcoin por uma exchange, para a criptomoeda o que uma casa de câmbio seria para dólar.

Ora, você compra o dólar e leva com você ou deixa na casa de câmbio após comprar? Quando você compra bitcoin, se deixar na exchange, está fazendo o mesmo, comprou, mas não levou.

O risco envolvido é que você comprou o bitcoin, mas ele não está, na verdade com você, mas sim em sua conta na exchange. Se esta for invadida, você pode perder seus fundos. Se esta for desonesta, pode levar seus bitcoins embora.

Quando o bitcoin está em uma carteira, você tem a posse de sua chave privada, criada no momento em que a carteira foi criada, e somente você tem acesso a ela (a menos que você a compartilhe com alguém ou esta seja roubada).

Importante: se você perder sua chave privada, não há como recuperar seus bitcoins. Nem você, nem ninguém mais terá acesso a eles, estarão perdidos para sempre!

Como guardar bitcoin – carteiras de hardware

Do ponto de vista da segurança dos fundos, o melhor tipo de carteira é a de hardware (hard wallet, ela se parece com um pen drive).

A hard wallet é completamente isolada do seu computador e o acessa somente para autorizar as transações, enquanto o saldo fica seguro nela, permitindo somente a alteração autorizada.

A desvantagem deste tipo de carteira é o custo. Vale a pena adquirir uma hard wallet se você possuir um saldo muito grande para guardar em segurança. Em meu caso particular, ainda não senti esta necessidade.

Como escolher uma carteira

O site do próprio bitcoin tem uma ajuda em que, baseado em seus objetivos e também no hardware que você tem disponível (celular, computador ou hardware wallet), software (sistema operacional Android, iOS, Linux, Windows, etc.), sua experiência com criptomoedas e as características que você necessita na carteira, vai te orientando, conforme você responde às perguntas, para lhe sugerir algumas opções de carteiras.

O site, ao sugerir as diversas opções, tem também um comparativo entre as carteiras, em diversos aspectos técnicos.

Acredito que depois das hard wallets, as carteiras de desktop são as que teriam um nível maior de segurança.

Como guardar bitcoin – carteiras de desktop

As carteiras de desktop são programas que instalamos em nosso computador e permitem a comunicação com a blockchain para registrar transações (envio e recebimento de bitcoins).

Ao instalar uma carteira, caso tenhamos escolhido o tipo de carteira full node, devemos estar conscientes que ele começará a baixar uma cópia blockchain inteira do bitcoin no computador instalado – dependendo de sua conexão, poderá demorar muito tempo, além de ocupar espaço em disco crescente, a cada novo bloco minerado!

As carteiras que não são full node contactam um servidor externo que possui uma cópia da blockchain, então estas podem se utilizadas de imediato, após a instalação, pois não precisam baixar uma cópia da blockchain, esta fica no servidor externo contactado.

Eu instalei dois programas de carteira para meu uso deste segundo tipo, Electrum e Exodus.

Como guardar bitcoin - carteiras de bitcoin - Electrum

Esta é uma tela do Electrum. Note que nesta carteira, o saldo é expresso em mBTC, para tornar mais clara a visualização, evitando um monte de zeros.

Ambas carteiras são simples de usar. Você cria uma carteira ou importa uma que já possui e começa a utilizar. Eu costumo manter os servidores por ele recomendados.

A vantagem da Exodus em relação à Electrum é que ela tem uma gama enorme de criptomoedas (mais de cem altcoins, ela não é somente uma carteira de bitcoin).

Notem que realmente existem criptomoedas bem “exóticas” na lista das aceitas pela carteira.

Como guardar bitcoin - carteiras de bitcoin - Exodus

Dicas de carteiras desktop

  • Primeiramente, sempre instale uma carteira de desktop em um computador confiável.
  • Após instalado, sempre verifique se está utilizando a versão mais atualizada.
  • Se não estiver, baixe a última versão, pois esta conterá as atualizações de segurança mais recentes.
  • Ao instalar a carteira, baixe-a sempre do site oficial, pois você estará garantindo ser a carteira legítima e não uma fake, parecida com o programa original, criada somente para capturar sua chave privada.

Considerações finais

Parece meio óbvio, mas quanto maior o saldo a ser guardado, coloque na opção mais segura.

Divida seu saldo em mais de uma carteira, pois apesar de todo o cuidado, um criminoso pode invadir sua conta e/ou você pode perder sua senha. Nestes casos, se não houver como recuperar, pelo menos você não perdeu tudo.

Se o saldo de uma carteira aumentar muito, crie uma ou reparta o saldo em mais de uma carteira. Nesta segunda opção, mesmo sendo de uma carteira sua para outra carteira sua, você terá de pagar as taxas de transação, pois esta será minerada e registrada na blockchain. É o preço que você pagará por uma maior segurança.

Se, por outro lado, o saldo da carteira for menor, para uso no dia a dia, privilegie mais a praticidade de uso. Às vezes, as carteiras mais seguras podem também ter uma menor usabilidade.

Determine também para as carteiras uma política de alocação, distribuição e movimentação.

Veja também a parte 2, explico as carteiras web e de papel.

Este post faz parte de uma série de artigos sobre Criptomoedas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »