Como investir no exterior

Como investir no exterior: Introdução

O objetivo deste post é dar uma visão geral de como investir no exterior, cobrindo os passos principais: corretoras existentes, abertura de uma conta, envio das remessas e por último, algumas dicas.

Gestão de Portfólio

A maioria dos artigos aqui na Rommie se encaixa de alguma forma nas políticas da Gestão de Portfólio, que representa a estratégia geral.

Investir em ações no exterior é uma diversificação da Rentabilidade.

Ela é um passo a mais de diversificação para as pessoas que já estão com uma certa tranquilidade no Brasil, dentro do possível.

Não recomendo investir no exterior se você estiver com alguma desordem em sua vida financeira (dívidas, desemprego, etc.).

Se este for seu caso, eu sugiro que leia antes a Gestão de Portfólio.

É importante esta diversificação, pois o Brasil, que passou relativamente ileso pela crise de 2008, teve uma grande crise em 2015/2016, com uma forte variação cambial.

Mesmo que o valor nominal em reais continue igual, o patrimônio em moeda forte com certeza teve uma queda grande.

Ainda que seus gastos sejam em reais, lembre-se que muitas mercadorias têm seu preço baseado em dólar e, cedo ou tarde, há um reajuste no preço.

Corretoras nos EUA

Existem corretoras nos EUA que permitem abrir conta para não residente.

TD Ameritrade: não exige um depósito mínimo.

Charles Schwab: o depósito mínimo de US$ 25 mil é um valor proibitivo para quem está começando.

Ambas corretoras estão em processo de fusão.

Não quer dizer que este depósito mínimo vai valer para a TD Ameritrade também.

Uma curiosidade: sou cliente da Schwab sem ter feito nenhum depósito mínimo, porque a Schwab comprou a corretora da qual eu era cliente, a OptionsXpress e não mexeram absolutamente nada nos critérios desta, inclusive o depósito mínimo. Tudo continuou como estava.

Avenue: não exige depósito mínimo com atendimento em português. A desvantagem é que ela usa como backend a DriveWealth e, por isto, embora tenha acesso à Nasdaq e à New York Stock Exchange, não lista todos os ativos.

Não acredito ser uma limitação séria, pois a lista de empresas que ela dá acesso é muito maior que a Bovespa.

A DriveWealth, usada como backend pela Avenue, atendia diretamente seus clientes, mas vai focar na infraestrutura agora e seus clientes estão sendo migrados para a Avenue.

Nelas todas, você poderá através dela comprar tanto empresas tradicionais (3M, Disney, Johnson & Johnson, por exemplo, ou a Berkshire Hathaway, já citada em outro post) como de tecnologia (Facebook, Apple, Amazon, Netflix, Google, etc.).

O mercado americano é muito maior que o brasileiro e, como consequência, existem muito mais opções de empresas sensacionais, além do mercado de REITs (Real Estate Investment Trustee), que investem em imóveis.

Corretoras globais

Tanto na New York Stock Exchange como pela Nasdaq, é possível comprar excelentes empresas de fora dos EUA, por meio dos ADR (American Depositary Receipts).

Mas se o cliente ainda assim quiser comprar diretamente no país de origem, as 3 corretoras abaixo citadas possibilitam isto.

Interactive Brokers: sem depósito mínimo. A vantagem desta corretora é que acessa bolsas não somente dos EUA, mas de diversos outros países também. Abra sua conta na Interactive Brokers (link afiliado).

Swissquote: todas as corretoras até aqui citadas ficam nos EUA. A Swissquote fica na Suíça.

Não exige depósito mínimo, atendimento e transparência impecáveis, mas as taxas de corretagem são mais altas.

Tem investimentos em criptomoedas e também aceita transferências por este meio, além dos tradicionais.

Em um único passo, é aberta uma conta-corrente em seu nome (com IBAN – International Bank Account Number, o padrão internacional de identificação bancária) e também a conta de corretagem.

Tela da Swissquote

Abertura da conta

Todas as instituições financeiras possuem um procedimento de KYC (Know Your Costumer – conheça seu cliente, para evitar lavagem de dinheiro) e, dependendo dos valores envolvidos e da política da instituição, a documentação exigida pode ser maior ou menor.

Normalmente, exige-se somente o passaporte e o comprovante de endereço.

Nos EUA, sempre procure uma corretora filiada à FINRA, o serviço de proteção ao cliente.

Todas as corretoras americanas citadas neste post fazem parte (TD Ameritrade, Schwab, Avenue, DriveWealth e Interactive Brokers).

Remessas: Como enviar/trazer dinheiro

A forma mais simples é utilizar a Remessa Online.

Basta se cadastrar, enviar os documentos e realizar a operação de câmbio. O dinheiro transferido chega dentro de algumas horas ou dias, dependendo do país.

Atendimento e suporte excelentes. Em alguns casos, dependendo dos valores envolvidos, eles podem solicitar documentação adicional.

Pode ser utilizada tanto para envio como para recebimento.

Clique para seu cadastro na Remessa Online e envie dinheiro para o exterior usando o meu código caso queira ajudar o blog.

Além da Remessa Online, a Swissquote possui mais duas formas:

  • como a conta no banco é sua, você pode utilizar a Wise (antiga Transferwise). Para as outras não, pois pelas regras da Wise, só podem ser feitas transferências de Pessoa Física para Pessoa Física; clique para abrir conta na Wise (link afiliado).
  • você pode enviar criptomoedas diretamente para seu endereço bitcoin na Swissquote.

Dicas finais

Inglês

Se você for fluente em inglês, é melhor que ter apenas inglês para leitura.

Se você souber apenas ler, melhor do que não ler nada.

Apesar de a Avenue ter atendimento em português, em todas as outras, o atendimento é, no mínimo, em inglês.

Se você se decidiu por investir no exterior, considere melhorar sempre seu nível de inglês.

Não será um desperdício, e além disto, trará benefícios em outras áreas.

Cotação do dólar

Com o dólar nas alturas, é o melhor momento? Veja que não tem data nesta pergunta, pois ela é sempre atual.

Se você decidiu investir no exterior, terá de aceitar a variação cambial. Se você hoje comprar dólar no topo histórico, vai doer.

Mas quando ele explodir amanhã, você ficará contente de ter comprado. Se ficar esperando o momento certo, nunca vai fazer nada.

Sigilo bancário

Na Swissquote, nada é passado por e-mail, por questões de sigilo bancário.

Todo e qualquer atendimento que não seja genérico, é feito por telefone. Veja aqui a importância de saber inglês.

A DriveWealth oferecia frações de ações (quantidade menor que 1).

Frações de ações

Evite compras fracionárias, pois não é um padrão da bolsa, mas um serviço da corretora (pode até parar de ser oferecido). E não tem como transferir frações de uma corretora para outra, se você for trocar.

Empresas chinesas

Existem, nas bolsas americanas, excelentes empresas chinesas com números fantásticos (Alibaba e Baidu, por exemplo). A Tencent (dona do WeChat), negociada na bolsa de Hong Kong, também é outra empresa com números impressionantes.

Apesar disto, saiba que ao comprar ações de empresas chinesas, você está comprando ações de uma holding localizada em um paraíso fiscal (normalmente Ilhas Cayman).

Esta holding possui um contrato de propriedade da empresa chinesa.

Existem alguns questionamentos legais que, nesta estrutura, se por algum acaso o governo chinês (o verdadeiro dono) quebrar este contrato com a holding, você termina dono de nada (pois a holding não tem mais nada).

Não vi ainda acontecer isto, mas se for investir, esteja consciente deste risco.

Estudo

Por último, não se baseie nunca em apenas uma fonte de informação (este blog, por exemplo), para tomar uma decisão financeira.

Estude bastante as opções disponíveis, visite outros sites, se informe.

Leia também a Gestão de Portfólio para entender onde esta estratégia aqui explicada se encaixa.

2 comentários em “Como investir no exterior”

  1. Alguém desse seleto grupo de estudiosos poderia nos enriquecer com informações legais e práticas (positivas ou negativas ) de se investir em imóveis no exterior, por exemplo , Portugal , EUA, Canada etc…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »