Livros para educação financeira

Livros para educação financeira: bibliografia sugerida para aperfeiçoamento pessoal, carreira, empreendedorismo, negócios, finanças e investimentos.

Livros para educação financeira

Os livros não estão na sequencia em que os li, mas numa sequencia que considero adequada, partindo do geral para o específico.

Considero muito importante que, antes de investir, tenhamos:

  • muito autoconhecimento (para saber como reagiremos a uma determinada situação da vida – Aperfeiçoamento pessoal);
  • um plano profissional definido (Carreira ou Empreendedorismo, para termos uma fonte constante de onde virá o aporte para os investimentos).

Somente feitos estes alicerces, devemos nos preocupar com os investimentos (itens Negócios e Finanças e Investimentos).

Aperfeiçoamento pessoal

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Steve Cohen

Sete hábitos muito simples que, cultivados constantemente, podem realmente facilitar o caminho para seus objetivos. Este trecho, extraído do próprio livro, resume para mim, maravilhosamente, o que o autor propõe:

“Quanto mais proativo você for (Hábito 1), mais eficaz será no exercício de sua liderança pessoal (Hábito 2) e na administração de sua vida (Hábito 3). Quanto mais eficácia na administração de sua vida (Hábito 3), mais atividades renovadoras terá no Quadrante II (Hábito 7). Quanto mais você procura primeiro compreender (Hábito 5), mais eficaz será na busca de soluções sinérgicas para Vencer/Vencer (Hábitos 4 e 6). Quanto mais você se aprimora nos hábitos que levam à independência (Hábitos 1, 2 e 3), mais eficaz será em situações interdependentes (Hábitos 4, 5 e 6). E a renovação (Hábito 7) é o processo de revitalizar todos os outros hábitos.”

Pai Rico Pai Pobre – Robert Kiyosaki

Primeiro livro de Finanças que eu li. Possui alguns conceitos bem interessantes, e que fogem ao que é tradicionalmente ensinado. Conceitos interessantes deste livro:

  • Pay yourself first: pague-se primeiro (ou, em minhas palavras, faça seu aporte nos investimentos antes de tudo) e somente depois disto, pague suas contas para os outros.
  • Quadrantes: a pessoa tem de saber em que quadrante ela se encontra, pois em alguns, a evolução financeira é mais rápida: E – empregado, A – autônomo, D – dono de negócio, I – investidor.

Coloquei este livro antes dos demais, pois o conceito de quadrante pode se aplicar aos livros seguintes.

Kyosaki recomenda sair dos quadrantes empregado e autônomo e ir, primeiramente ao quadrante do dono de negócio e, depois de saber como entender do seu negócio, poderá ir ao quadrante do investidor, pois será mais fácil investir conhecendo o negócio dos outros a partir de sua própria experiência.

Observação: o quadrante II citado no item anterior (Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes), é um outro conceito. Leia o livro para entender.

Carreira (empregado ou autônomo)

Primeiramente, lembre-se. Ser empreendedor não é para todo mundo.

Nenhum problema se você não é, muitas pessoas tem carreiras de sucesso trabalhando em empresas ou como autônomas, o importante é que cada um seja feliz com sua escolha.

No meu caso particular, tive experiências em todos os quadrantes, mas me adaptei mesmo como empregado (é muito menos estresse do que empreender, o risco é menor, mas a evolução é bem mais lenta e, às vezes, não depende somente de você) e depois de algum tempo, passei a ser investidor.

Existe também o fator histórico, as decisões que tomei no passado talvez fossem diferentes no contexto atual.

Guia para satisfação no trabalho – Marcia A. Perkins-Reed

Este livro, apesar de ter orientações para uma carreira de mais de três décadas atrás, ou seja, a situação mudou completamente, ainda assim considero que tem muitas dicas importantes e atuais, como:

  • conhecer nosso propósito de vida;
  • definir objetivos;
  • buscar uma atividade profissional coerente com nosso propósito e objetivos;
  • viver com 70% do que se ganha (poupar 10% para o futuro, poupar 10% para determinados projetos e simplesmente doar 10% para uma causa que você considere importante).

Somente quem já doou (seja em dinheiro, trabalho, ajuda, etc.) consegue sentir o quanto ganhamos muito mais que doamos.

Tem um lado espiritual no livro, mas a autora simplesmente aconselha: se você não acredita, use somente o que você acredita servir para você.

Como eu disse, o livro é antigo, escrito em outro contexto de trabalho, mas os conselhos são bem atuais!

Este conselho, inclusive, vale para todos os textos neste blog.

Não concorda ou não acredita? Sem problema, use o que achar útil!

Trabalhe 4 Horas por Semana – Timothy Ferriss

Alguns ensinamentos não convencionais acerca do trabalho. Para se chegar ao objetivo proposto, de trabalhar somente 4 horas por semana, o autor explica uma sequencia bem interessante, que eu aplico pessoalmente (DEAL):

  • Definição: defina o que importa;
  • Eliminação: elimine o que não importa;
  • Automatização: automatize o que pode ser automatizado;
  • Liberação: libere-se o máximo possível do que pode ser liberado, usando a terceirização.

Um detalhe importante é não pular passos, ou seja, não automatize o que pode ser eliminado e não terceirize o que pode ser automatizado.

Anticarreira – Joseph Teperman

Como “construir uma carreira” nos dias atuais. Um bom contraponto ao Guia para satisfação no trabalho, devido a diferença de tempo entre ambos, retratando como o mundo mudou.

Nômade Digital: um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser – Matheus de Souza

Sou de opinião que existe muito romantismo neste assunto para quem não conhece. Imagina-se a pessoa trabalhando com um notebook na praia bebericando um drink, uma viagem atrás da outra.

O livro até fala sobre isto no seu último capítulo sobre viagens, mas todo o restante é a orientação de como montar uma carreira ou negócio com os pés no chão, envolvendo as opções de trabalho disponíveis, como monetizar, como criar sua marca pessoal, etc.

Para as viagens darem certo, é importante fazer antes a lição de casa.

Empreendedorismo (dono de negócio)

Incansáveis – Maurício Benvenutti

Você pode começar a empreender pequeno, com uma ideia de negócio em uma startup e, então, à moda do Silicon Valley, crescer exponencialmente para se tornar uma grande corporação, como as de Warren Buffett ou Jorge Paulo Lemann, citados no item seguinte.

Company of One – Paul Jarvis

Você também pode começar a empreender pequeno e, sim, continuar pequeno, porque não? Menos pode ser mais.

Na dúvida, não empreenda – Fábio Rodrigues

Antes de sair empreendendo, leia este livro, uma ducha de água fria em qualquer empreendedor sonhador que não tem os pés firmes no chão. Frase marcante deste livro: “empreender é acordar demitido todos os dias”.

Negócios (de dono de negócio a investidor)

Então seu empreendimento (quadrante D) cresceu tanto que você pode inclusive investir em outros negócios (quadrante I). Ou se você se decidiu pelo quadrante E ou A, pode conhecer a história de alguns grandes negócios.

Warren Buffett – estratégias de investimento do maior investidor do mundo – Robert G. Hagstrom Jr. e Warren Buffett e a análise de balanços – Mary Buffett e David Clark

Ambos falam de Warren Buffett, um dos maiores investidores de valor dos dias atuais.

O primeiro tem um enfoque mais qualitativo, mostrando como pensa Buffett, e o segundo, um enfoque mais técnico, como Buffett analisa os números de uma empresa.

O blog tem também um post sobre a Berkshire Hathaway, a empresa de Warren Buffett.

Sonho Grande – Cristiane Correa

A história dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, desde seu início. Atualmente (setembro/2020), empresas conhecidas destes empresários incluem: Anheuser-Busch InBev, Burger King e Kraft Heinz.

FAANG

Não coloquei nesta lista, mas pesquisando na Internet, você poderá encontrar uma série de livros falando da história das FAANG (Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google), as grandes companhias do momento atual.

Lembre-se, entretanto do recado no livro Na dúvida, não empreenda, de Fábio Rodrigues, que ler sobre estes grandes empresários sem sequer ser empreendedor ou ainda iniciando, “é como ensinar um bebê a engatinhar assistindo vídeos do Usain Bolt”.

Finanças e investimentos (investidor)

Então você já chegou aqui, parabéns. Se conhece bem, tem uma trajetória de sucesso em um ou mais quadrantes (E, A ou D), eliminou suas dívidas, e tem condições de poupar e investir, fazendo aportes regulares. Mas estude antes, para não fazer besteira!

O Homem Mais Rico da Babilônia – George Samuel Clason e Os Axiomas de Zurique – Max Gunther

Dois clássicos sobre investimentos, o primeiro fala da sabedoria dos antigos soberanos da Babilônia e o segundo sobre a história dos banqueiros suíços. Ambos livros são repletos de sábios conselhos que valem até hoje.

Seu futuro financeiro – Louis Frankenberg

Explica os diferentes tipos de investimentos existentes no mercado financeiro brasileiro. Pode ser que você tenha de complementar as informações nele contidas com as opções mais recentes do mercado.

Livros do site Bastter

Recomendo também todos os livros do site Bastter, que você tem acesso ao se cadastrar no site.

Há uma grande variedade de investimentos tratados, você pode ler todos os livros, ou escolher aquele que explica o tipo de investimento que te interessa.

Observação: não estou ganhando absolutamente nada com esta recomendação, mas tenho certeza que você ganhará muito em conhecimento.

Seu imóvel – como comprar bem – Mauro Halfeld

Como escolher um imóvel, o que define os preços no mercado e como juntar dinheiro ou financiar são alguns dos tópicos muito bem explicados neste livro.

Compra de imóveis – Bruno Mattos e Silva

O subtítulo deste livro é “Aspectos jurídicos, cautelas devidas e análise de riscos” e ele explica muito bem como funciona o mercado imobiliário do ponto de vista legal. Para quem vai investir em imóveis, é um livro muito importante.

Introdução aos Fundos de Investimento Imobiliário – André Bacci

Se você ainda não juntou um montante suficiente para comprar imóveis diretamente, pode fazê-lo através de fundos imobiliários. Este livro explica muito bem este mercado.

Dicas Finais

Eu utilizo muito o serviço da Amazon chamado Kindle Unlimited, onde por uma mensalidade bem em conta, você pode emprestar diversos livros que te interessam, como se fosse uma biblioteca.

Eventualmente, eu compro algum que não consta do catálogo, neste caso ele passa a fazer parte da sua biblioteca e não precisa devolver, pois você o adquiriu.

Para finalizar, o mais importante de tudo. Estude, estude e estude. Antes de investir, conheça-se, defina seu propósito e objetivos e organize-se financeiramente, sem dívidas e com reservas em Liquidez e Segurança.

Somente depois disto, aporte em investimentos de Rentabilidade. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »